SABER OUVIR

saber ouvir é um ponto importantíssimo na convivência. No relacionamento, a audição é fonte de aprendizado, ou seja, quanto mais ouvimos, mas aprendemos a ouvir. Saber ouvir é a base para a compreensão. E, num relacionamento harmonioso, um precisa ouvir o outro corretamente e sabiamente.

"Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos PRONTOS PARA OUVIR, tardios para falar e tardios para irar-se" (Tiago 1:19).

Também precisamos discernir as vozes que ecoam ao nosso redor, pois um relacionamento não suporta uma chuva de opiniões alheias. Por isso, devemos ter cuidado com o que ouvimos, principalmente com o que não ouvimos e achamos que ouvimos.

Precisamos ter discernimento espiritual e sabedoria para, quando vermos e ouvirmos o outro pronunciar algo, entendermos se o que ele falou veio dele ou não. (Leia o Post: TUDO É ESPIRITUAL).

“Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Efésios 6:12).

Um outro ponto importante a considerar, e que é muito comum num relacionamento em crise, é a pessoa "dar ouvido" aos diversos "pitacos tortos" que recebe; buscar "conselho" em pessoas erradas, o que é um erro. Mas é assunto para outro post, outra reflexão.

No relacionamento conjugal, o casal cristão deve sempre ouvir a voz de Deus, a Palavra de Deus, conforme está escrito:

"Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo" (Romanos 10:17).

"Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança" (Romanos 15:4).

É necessário sempre, ter fé e ouvir a voz do Senhor. É necessário saber ouvir a voz de Deus, entender e praticar a Sua Palavra. Só assim, o casal saberá ouvir um ao outro.

Em seu relacionamento, você tem ouvido um ao outro e a voz de Deus?

Meditem nisso e pratique a Palavra!

Que Deus nos edifique em Cristo Jesus.