O PODER DA ORAÇÃO

Você já orou hoje? Orar é falar com Deus. E, para falar com Ele, não precisamos de palavras ou frases prontas. Se você sente dificuldade, ou não acha as palavras certas, saiba que não existem palavras certas. Vamos fazer uma reflexão sobre o que Jesus nos ensinou:

"Quando vocês orarem, digam: "Pai! Santificado seja o Teu nome. Venha o Teu reino.... " (Lucas 11:2-4).

Quando Jesus nos ensinou a orar Ele, apenas, tentou passar alguns pontos importantes que devemos levar em consideração na oração. Contudo, não existe uma regra rígida. Pode-se orar agradecendo, suplicando, louvando, pedindo perdão. Pode-se orar mentalmente ou oralmente; espontâneo ou formal, individual ou em grupos.
Quando Jesus nos ensinou a orar, Ele deu exemplos do que devemos incluir em nossas orações.

1º) Quando Ele falou para nós começarmos nossa oração dizendo: "Pai Nosso que Estás no Céu, santificado seja o teu nome". Ele pede para que possamos começar com exaltação ao nome de Deus;

2º) Quando diz: "Venha nós o Teu Reino", quer dizer que devemos buscar a vontade de Deus;

Vejamos o exemplo de José: Apesar do que José passou, ele só tinha a agradecer. Mesmo sem entender, ele pedia forças para Deus o conduzir em cada situação, fosse na prisão, na tentação ou no poder. Ele só pedia forças, pois sabia que Deus tinha algo maior para ele.

O próprio Jesus colocou a vontade do Pai no lugar da vontade dEle, antes da Crucificação. Mesmo num momento de dor, Jesus disse:

“Todavia, não seja como eu quero, e sim como Tu queres" (Mateus 26:39).

3º) Quando Ele diz: "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje". Ele quer dizer que devemos reconhecer nossa dependência para as necessidades físicas (necessidades básicas);

4º) No: "Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores e não nos deixeis cair em tentação", Ele fala que precisamos liberar perdão. Pois, certamente, se não liberamos perdão, não teremos liberadas as bênçãos já determinadas para cada um de nós, desde a Aliança de Deus com Abraão e na confirmação da Aliança de Cristo conosco.

Também, devemos reconhecer nossa dependência para as bênçãos espirituais. Precisamos do auxílio de Deus para que não pequemos. Ele tem poder para nos auxiliar a derrotar o inimigo de nossas almas. Ele é poderoso para socorrer os que são tentados, com está escrito lá em Hebreus:

“Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados” (Hebreus 2:18).

Jesus nos ensinou a orar na teoria e na prática, com exemplos! Ele orava constantemente ao Pai. Não existe exemplo maior de oração do que o exemplo de Jesus. Ele orou antes de escolher os discípulos, antes de fazer o milagre da multiplicação dos pães, antes de ressuscitar Lázaro, antes de ser preso e, até mesmo, na hora da sua morte, orou ao Pai, rogando perdão aos pecadores.

As orações de Jesus nos ensinam sobre o privilégio de sermos filhos de Deus. Elas sugerem situações imediatas: tentações, provações, tristeza e momentos decisivos.

A oração tem um poder tão extraordinário que, quanto mais oramos, mais aumentamos nosso relacionamento com o Deus. É a oração que corrige as distorções, a través de um diálogo constante com o Pai. Não simplesmente fazer orações decoradas, repetitivas e de rotina. Não é apenas viver de joelhos, tentando parecer religioso, ser visto e considerado virtuoso. É muito mais do que isso.

Um dia eu passei por uma provação, dessas que muitos passam, porque todos passamos por desertos. Dessas que passamos, porque estamos colhendo o que plantamos. Dessas que são resultados da falta de decisões precipitadas, mesmo sabendo que todos elas têm consequências. Dessas que muitos passam, porque estão sendo provados, não entendem a provação, e questionam a Deus perguntando: “O que foi que fez para merecer isso ou aquilo”. Dessas quando escolhemos viver sozinhos, achando ser melhor do que viver a dois, em família ou em comunidade e pagamos um preço alto. Dessas que muitos passam, porque não têm fé em Deus ou porque Deus quer provar a sua fé.

Passei por grande deserto e, apesar de ter sido criado e educado nos princípios bíblicos, não conhecia o poder da oração até então. Mas, quando dobrei meus joelhos, fazendo dela minha ferramenta para estreitar minha relação com Deus, através de seu filho Jesus, Deus inclinou Seus ouvidos para mim e ouviu o meu clamor.

No dia em que eu disse: “Seja feita a Tua Vontade”, crendo que a Vontade de Deus é sempre a melhor para seus filhos, foi desse dia em diante que passei a sentir a mão de Deus sobre minha vida, e Ele começou a reescrever a minha história.

E mais, Deus me fez reconhecer que sua Misericórdia já era sobre mim, por conta das orações de pessoas que intercediam a meu favor, como minha mãe. Isso mesmo! Tenho certeza, absoluta, que a Misericórdia de Deus esteve sobre mim, em função das orações da minha mãe, ou seja, eu sou a resposta das orações de minha mãe.

Bênçãos espirituais alcancei, pois me livrei de várias correntes do mal, que me mantinham preso aos prazeres da carne. Bençãos físicas alcancei, quando tive restaurada a minha saúde, pois estive acometido da “doença do século”. A depressão veio carregada de outras mazelas, como estafa, insônia, perda de apetite, síndrome do pânico, perda de memória, dores fortes de cabeça etc. Bênçãos materiais alcancei, pois Deus não me concedeu riqueza, mas sua provisão não me faltou nem tem me faltado um dia sequer. Bênçãos emocionais alcancei, pois o meu equilíbrio emocional foi restaurado.

Todas essas bênçãos começaram a cair sobre mim, quando entreguei minha vida nas mãos de Deus e me tornei totalmente dependente de Sua Graça, de Seu amor e de Seu poder. Através da oração e, de joelhos prostrado diante de Deus, passei a reconhecer a grandiosidade de Seu poder.

Mas, a maior benção que recebi foi a certeza de que essa vida na Terra é passageira. Que a Vida Eterna com Cristo Jesus é o que nos espera, quando formos ao encontro do Pai. Essa é a maior de todas as bênçãos alcançadas. Por tudo isso, creio no poder do joelho que se dobra. Por tudo isso, creio no poder da oração.

“...A oração de um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16). (Justo é todo aquele que, embora na condição de pecador, justificado foi, pela fé e pela Graça em Jesus Cristo).

Contudo, fiquemos sempre em alerta, pois a Palavra diz:

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Marcos 14:38).

E, não muito diferente:

“Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia”! (1 Coríntios 10:12).

Meditemos nisso e que sejamos edificados.

Que Deus abençoe a todos! Amém.