EDUCAÇÃO CRISTÃ: FAMÍLIA E SOCIEDADE SÃ (I)

Sabemos que todos os males da sociedade têm sua origem no coração do homem; e o que assistimos na atualidade é o reflexo de famílias desestruturadas, sem amor e sem Deus. 

“Ensina a criança o caminho que deve andar e quando crescer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

O que é bom à família cristã, é bom á sociedade. O que não é bom à família cristã, também não é bom à sociedade  - e o contrário também é verdadeiro.

Hoje, começo uma série de reflexões sobre educação de filhos. Os pontos que estarei abordando são, sobretudo, o que aplico no dia a dia, na educação dos meus filhos: tenho dois, o mais velho com nove anos e o mais novo que vai fazer oito.

Venho de uma família de oito filhos: três mulheres e cinco homens. Fomos educados numa época em que tudo era proibido. A palavra mais ouvida em nossa infância era “NÃO”. 

Atualmente, psicólogos sem conhecimento das coisas de Deus, dizem que o “NÃO” é uma palavra que pode traumatizar. O “NÃO”, agora, é para os pais, não mais para os filhos. Diz o pai: “NÃO posso traumatizá-lo”. 

Por esse e outros motivos, é comum vermos pais levando tapa de filhos com 1, 2, 3 anos de idade; outros, gastam o que não têm, em brinquedos e festas de aniversários, só para realizar os desejos dos filhos, sem avaliar as consequências disso. 

Atualmente, pode-se tudo! E o resultado? A sociedade já conhece e sofre com seus efeitos.

Hoje em dia, é difícil ouvir os pais dizerem “NÃO” aos filhos. O resultado disso, são crianças crescendo sem freio, sem nenhuma noção da realidade do mundo. Muitos, quando adolescentes, e até mesmo na fase adulta, têm surtos quando escutam um “NÃO”, seja do professor, do pastor, do guarda de trânsito, do chefe, da namorada, etc. "Eles se acham"! Acham que abusar é normal! Por isso, levam o restante da fase adulta frustrados pelos muitos “NÃO´S” que a vida dá. Uma vez frustrados, ficam desobedientes, usam drogas, roubam; e daí por diante! O resultado? A sociedade vive o caos!

Como fruto da educação que tive, e como cumprimento da Palavra de Deus na vida de meus pais e na minha, é que entendo e reconheço, que a Palavra é que nos conduz pelo caminho do bem, da honestidade, do bom caráter, do amor e da Salvação por Jesus Cristo.

Escrevo sobre o tema, graças a educação cristã que tive, e das orações de minha mãe que, conduzida pelo Espírito Santo, seguiu os ensinamentos da Palavra; Palavra que me fez enxergar o que Deus tinha preparado para mim. 

Sou fruto das orações de meus pais; da educação cristã que eles me proporcionaram; do amor e da misericórdia de Deus; e do agir do Espírito Santo em minha vida. Se fora diferente, certamente não estaria escrevendo esta reflexão, mas fazendo parte da triste estatística de violência.

Entendo que o “NÃO” que eu ouvia quando criança, era uma palavra usada para nos proteger de um mundo maligno e cruel. E, os filhos desse mundo moderno, estão carentes e necessitados de ouvirem “NÃO'S”. 

Por causa dos “NÃO'S” que ouvi quando criança, fui protegido de muitas coisas ruins que o mundo me apresentou. E é por isso que eu creio na educação que tem por base o amor e a Palavra de Deus, pois só assim se consegue entender o “NÃO”, o castigo e o corretivo dos pais. 

Meditemos nisso!

Comentários