IPC da Paraíba recebe novo microcomparador balístico

O Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) recebeu, através de convênio entre a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) com o Ministério da Justiça (MJ), um novo microcomparador balístico da marca alemã Leica FSM, com tecnologia de ponta nas perícias de balística forense.
De acordo com o diretor do IPC, Humberto Jorge de Araújo Pontes, a máquina é um microscópio capaz de ampliar imagens de vestígios coletados durante as perícias criminais, reduzindo significativamente o tempo de realização de análise. “É uma aquisição importante que vai permitir um procedimento mais rápido e seguro. O outro equipamento que nós tínhamos aqui já foi encaminhado para o Núcleo de Criminalística de Campina Grande e vai servir à população da região e do Sertão”, explicou Pontes.
O perito criminal e chefe do setor de Balística Forense do IPC, Aguinaldo Medeiros, falou que o microcomparador permite a análise comparativa entre projéteis retirados do corpo da vítima e aquele colhido da arma que é enviada para exame.
Algumas análises periciais realizadas com o Leica são as microbalísticas, de estojo, comprimento e peso de projéteis, entre outras.

Comentários