Médico alerta para perigo das dietas de emagrecimento
As dietas para emagrecimento, feitas sem um acompanhamento médico, podem acarretar riscos clínicos, biológicos, comportamentais e psicológicos. O alerta é do endocrinologista João Modesto Filho.

O médico tem uma coluna semanal no Jornal da Paraíba, que fica disponível no mesmo no Portal Unimed JP. 

No texto dessa semana, intitulado “Riscos das dietas para emagrecimento”, João Modesto explica que os benefícios dessas dietas, que se inspiram em conselhos de amigos ou de revistas de moda, não costumam ser evidentes.
Ele afirma que a Agência Francesa de Alimentação examinou 15 diferentes tipos de dieta e que, de acordo com o estudo, as necessidades de cálcio só foram contempladas em 23% das dietas. “Em mais de 50%, os aportes de sódio foram superiores aos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS); em três de cada quatro dietas os aportes em fibras foram insuficientes”, disse.

De acordo com o médico, além de desequilibradas, essas dietas são pouco diversificadas, e as consequências podem ser várias. “Desde perda muscular e óssea, comprometimento hepático, chegando até em insuficiência renal. 
 
As perturbações de ordem psicológica incluem depressão e perda da autoestima como consequências de fracassos repetidos nos regimes de emagrecimento”, afirma.

João Modesto explica que, para quem necessita perder peso, os caminhos são: um acompanhamento médico, nutricional e psicológico, com mudanças nos hábitos de vida e atividade física com regularidade. 

Além do perigo das dietas de emagrecimento, no texto dessa semana o médico aborda a relação entre infecções nas gengivas e o aparecimento das doenças vasculares e dá continuidade à série sobre curiosidades da história da Medicina.

Comentários