Operação ‘Espelho de Prata’: 

Polícia Civil indicia 40 acusados

Através da Operação ‘Espelho de Prata’, que desarticulou um esquema de emissão irregular de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) da Paraíba para vários Estados do país, a Polícia Civil concluiu o relatório final do inquérito policial e indiciou 40 pessoas acusadas de envolvimento nas fraudes, que teriam deixado sob suspeita na época pelo menos 50 mil CNHs no Estado.
As investigações foram feitas em conjunto pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as polícias Rodoviária Federal e Civil. Na época, foram cumpridos 41 mandados de prisão e 52 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Alhandra, Itabaiana, Sapé, Guarabira, Rio Tinto, Pombal e Princesa Isabel. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Distrital de Mangabeira.
Os 40 indiciados, entre eles médicos, funcionários do Detran, despachantes e pessoas ligadas a autoescolas do Estado, irão responder pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e corrupção ativa. As investigações constataram a emissão de CNHs para candidatos analfabetos e pessoas de outros Estados que não compareciam às provas, mas receberiam pelos Correios as documentações.
“No decorrer da apuração, constatou-se a existência de pelo menos quatro núcleos criminosos, ou seja: 1) o núcleo das autoescolas; 2) o núcleo dos agenciadores; 3) o núcleo dos funcionários públicos; e 4) o núcleo dos candidatos beneficiados. É importante ressaltar que os três primeiros núcleos se intercomunicam, porém sem existir uma estrutura hierárquica piramidal entre estas”, discorre o relatório final das investigações.

Depois de receber o relatório, o MP agora vai analisar as documentações apresentadas e decidir se denuncia ou não os acusados na Justiça. As investigações revelaram que os candidatos, grande parte analfabeta, adquiriam as habilitações irregularmente por valores que variavam entre R$ 450 e R$ 1,5 mil.


Comentários