DE VOLTA PRA CASA: 
Em 5 anos o número de migrantes passou de 16,34% para 20,95% na Paraíba
Segundo o IBGE, na última década, começou a haver um movimento de retorno da população às regiões de origem em todo o país. A região Nordeste foi a que apresentou o maior número de migrantes retornando para seus estados, seguida, em menor escala, pela região Sul.
Nos últimos cinco anos houve um crescimento de 4,61% no número de pessoas que permaneceram no estado e das que retornaram para sua terra natal.
Além de apresentar menor migração, diminuindo o número de pessoas que saem, o Nordeste começa a atrair população, com uma rede social melhor. Enquanto isso, o Sudeste, que já não recebia mais tantas pessoas, passa a ser também emissor, não só de migrantes, como também de quem é originário e está deixando essa região.
Segundo o estudo, o fenômeno de retorno no país ocorre devido “à saturação dos espaços do início da industrialização no centro-sul”, que “reduz a capacidade de geração de emprego e de novas oportunidades ocupacionais, o que coloca o movimento de retorno na pauta das estratégias de reprodução e circulação dos migrantes”.

Comentários