IPC da Paraíba recebe novos equipamentos de perícia


O Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) recebeu recentemente 20 novas maletas contendo objetos de proteção individual e equipamentos que auxiliam o trabalho dos peritos na cena do crime. O material foi adquirido por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça (MJ).
De acordo com o diretor do IPC, Humberto Jorge de Araújo Pontes, 40 peritos criminais da Paraíba e dois peritos federais estão participando do treinamento, iniciado na manhã desta segunda-feira (11), na Academia de Ensino de Polícia – AEP, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
“Com a aquisição dessas maletas, o perito vai ter mais ferramentas para coleta de vestígios e consequentemente poder fazer uma ligação maior entre o crime e o autor”, explicou Humberto, acrescentado que a Paraíba hoje passa a ter um nivelamento com outros estados com maior poder aquisitivo. “Isso aí nos traz um pé de igualdade da perícia em relação aos grandes centros. É muito bom”, ressaltou.
Os kits são compostos por GPS, máscaras, óculos, luvas, luzes forense (para identificar substâncias que não são visíveis a olho nu) equipamentos para levantamento de impressão digital e constatação de drogas, notebooks entre outros.
O curso, com aulas teóricas e práticas, está sendo ministrado pela papiloscopista da Polícia Civil de São Paulo, Caroline Cássia da Silva Brito, e termina nesta terça-feira (12).
Outro treinamento – Ainda na Academia, está sendo realizado um treinamento em perícias criminais, dividido em quatro módulos, com 80 participantes, entre peritos e técnicos em perícia. “O primeiro módulo em reprodução simulada foi realizado no mês passado, e o segundo, que acontece a semana inteira, trata-se de crime contra a vida, ministrado pelo perito do Distrito Federal, Cássio Dione Rosa”, disse Humberto Pontes.
FONTE: SECOMPB

Comentários