Toyota lança Etios Liva na Índia
A Toyota lançou , na Índia, o hatch compacto Etios Liva, mesmo modelo que será montado pela marca japonesa no Brasil a partir do segundo semestre de 2012. Desenvolvido especialmente para os mercados “emergentes”, o Etios Liva é um carro extremamente despojado, que coloca a Toyota na briga entre os carros de entrada.
A plataforma é a mesma do Etios sedã, que também será nacional – a nova fábrica da montadora, em Sorocaba (SP), terá capacidade inicial para produzir 70 mil unidades/ano. Na índia, onde o sedã já é vendido, o hatch compacto estreou em quatro versões de acabamento e equipado apenas com um motor 1.2 16V a gasolina de 80 cavalos.
A engenharia do carrinho, aliás, é bem simples. O câmbio manual tem cinco marchas e a suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com barra de torção no eixo traseiro. Já os freios trazem discos ventilados na frente e tambores atrás. O entre-eixos mede 2,46 metros (é estreitinho) e o porta-malas leva interessantes 251 litros. 

Tanta simplicidade tem reflexo nos preços (pelo menos lá na Índia). A versão mais simples custará cerca de 400 mil rúpias ou aproximadamente R$ 14,5 mil na conversão – sem a taxa de importação. Já Etios Liva VX (topo de linha) terá preço de R$ 21,5 mil, já equipado com airbags frontais, freios com ABS, chave inteligente Keyless, entre outros.

Fonte: AutoEsportes

Comentários