Apple - IPad 3 deve ser lançado no início de 2012


Ao longo deste ano, circularam rumores com datas muito variadas para o lançamento do iPad 3. Houve até quem dissesse que o anúncio seria feito junto com o do iPhone 5, nas próximas semanas. Mas, aos poucos, as estimativas foram convergindo para o primeiro trimestre de 2012.

O Wall Street Journal, por exemplo, disse, em agosto, que a Apple encomendou componentes que serão usados para a montagem de 1,5 milhão de unidades do novo iPad no último trimestre deste ano. Fabricando esse lote inicial, as montadoras vão afinar suas linhas de produção e começar a formar estoques para o lançamento no início de 2012.

Não há dúvida de que o mercado de tablets está se diversificando. Incapazes de enfrentar a Apple com dispositivos similares ao iPad, os fabricantes investem em modelos com diferentes formatos e tamanhos. Alguns exemplos são o Eee Pad Transformer, da Asus, que se converte em netbook; os múltiplos tamanhos da série Galaxy Tab, da Samsung; e o recém-anunciado Sony Tablet P, que pode ser dobrado ao meio para facilitar o transporte.

Confortável em sua posição de líder, a Apple não deve seguir esses exemplos. Mas é possível que a empresa passe a oferecer dois aparelhos distintos: um iPad HD (o nome não é oficial), mais caro; e um iPad básico, similar ao atual, que pode até ter seu preço um pouco reduzido se a concorrência apertar. É bom notar que isso já acontece, na prática, com o iPhone. Depois do lançamento do iPhone 4, a Apple continuou vendendo seu iPhone 3GS como opção mais barata.

Recentemente, o periódico Taiwan Economic News noticiou que dois fabricantes que fornecem componentes para a Apple estavam se preparando para produzir uma bateria mais fina e mais leve. A nova bateria também teria maior capacidade. A Apple pode usar essa capacidade extra para aumentar a autonomia do iPad (que já é bastante satisfatória) ou para alimentar um processador mais potente e mais sedento de energia.

Há vários indícios de que a Apple vem testando dispositivos com acesso à internet por meio da rede celular 4G LTE, que oferece velocidade muito superior à da rede 3G. Estações 4G LTE foram instaladas em algumas lojas da Apple e o sistema operacional iOS 5 traz referências a esse tipo de conexão. E, claro, há o fato de que outros fabricantes possuem aparelhos com essa tecnologia. Já foram anunciados modelos 4G do Galaxy Tab, da Samsung, e do BlackBerry PlayBook, da RIM, por exemplo. A tendência é que a conexão 4G LTE tome o lugar da 3G nos próximos anos. No Brasil, até a presidente Dilma Rousseff já disse que haverá redes 4G LTE em operação até o início da Copa de 2014.

Os noticiários asiáticos já divulgaram, em várias ocasiões, que a Apple andou consultando fornecedores na tentativa de encontrar uma tela de maior resolução para o iPad. Em agosto, o Wall Street Journal noticiou que a tela do iPad 3 terá o dobro da resolução daquela que equipa o iPad 2 (2.048 por 1.536 pixels, em vez de 1.024 por 768). Para a Apple, seria uma maneira de reafirmar sua superioridade num momento em que a competição tende a se acirrar.



Comentários