Range Rover Evoque: mais utilitário e mais luxo


O Evoque será disponibilizado nas versões duas e quatro portas, com a opção duas portas para quatro ou cinco passageiros. Agora está um Ford 2.0 turbo de injeção direta de 237 cv e 34,7 kgfm. A potência é transferida por uma transmissão automática de seis velocidades e um sistema de tração integral Haldex Gen IV. Outros países terão a opção 2.2 a diesel, que pode ser acoplada a um câmbio manual, sistema start/stop e tração dianteira para menor consumo de combustível.

A arquitetura do Evoque é livremente baseada na plataforma EUCD da Ford, utilizada no Freelander 2 e nosVolvos S60 e S80, mas apenas a base e a estamparia dianteira são comuns na estrutura, e a seção traseira superior é a única parte do chassis que eles têm em comum. A distância entre os eixos é 0,25 cm menor, enquanto o utilitário diminuiu cerca de 13 cm no comprimento e cerca de 13 cm na altura (a largura cresceu 5,4 cm). O capô de alumínio, para-choques e tampa do porta-malas de plástico, e o uso extenso de bóro e outros aços de liga-leve ajudaram a tirar 58 quilos do peso estrutural. Adicione juntas da suspensão em alumínio, barra de suporte do painel em magnésio e motor menor e o Evoque pesa cerca de 270 kg a menos do que o Range Rover 3.2. O ajuste fino de aerodinâmica reduziu o coeficiente de arrasto para 0.35, enquanto a área frontal foi reduzida em 4,3 metros quadrados– o que, somado à direção elétrica, ao alternador de carga inteligente, à transmissão que fica quase em neutro quando parado e aos pneus de baixa resistência, deverão tornar este o Land Rover menos beberrão de todos os tempos.

No chassis, o pequeno Evoque não traz de seus irmãos Range Rovers a suspensão a ar com molas, mas ganha um pacote dinâmico adaptativo como opcional, igual ao do Range Rover Sport. Esta terceira geração do MagneRide pode alterar suas taxas de amorcecimento em 10 milisegundos, e fazem isso com frequência de 50 vezes por segundo para garantir o passeio mais macio possível enquanto restringe os movimentos da carroceria ao mínimo, quando o sistema Terrain Response está regulado para o modo dinâmico. Naturalmente, as demais configurações do sistema Terrains Response fazem sua mágica com uma série de assistentes eletrônicos para ajudar o Evoque a ir a praticamente qualquer lugar. Ângulos de ataque e saída de 22º e 33º, respectivamente, e distância do solo de 21 cm dão ao menor Range Rover o que há de melhor na classe de compactos. Ele também é desenvolvido para ser capaz de mergulhar e nadar em canais de até meio metro de profundidade.


Adaptativo, sobre rodas de 19” (as de 20” são opcionais). Primeiras impressões: parece muito mais ágil e ligeiro do que o Freelander 2. A marca afirma que a aceleração é equivalente ao do Range Rover Sport 5.0, com 7,1 segundos para atingir os 96 km/h. Isso o faz quase 2 segundos mais rápido que o Freelander 2, o que é perfeitamente crível. A resposta da transmissão às trocas pelas borboletas no volante é admiravelmente rápida. O motor turbo nunca será confundido com um melódico V8, mas ele emite um rouco ronco que é razoavelmente esportivo, especialmente acima dos 5.000 rpm, quando um tubo da tomada de ar assume o comando enquanto o som escapamento reduz.

A produção do Evoque começa neste semestre, com vendas iniciando em novembro. O preço deverá ficar abaixo dos R$ 180 mil - menos que o Range Rover mais barato, e acima da linha Discovery – e os interessados poderão gastar uma boa grana em personalizações. Três opções de acabamento serão oferedidas: Pure, Dynamic e Prestige. A Pure terá duas variações de cores e acabamento interior; a Dynamic terá seis; e a Prestige, cinco, incluindo um interior totalmente em couro com 10 metros quadrados de tecido obtidos de três vacas. Leve também em consideração os oito desenhos de rodas disponíveis, 12 cores de carroceria e três de teto, e a possibilidade de fazer cerca de 380 mil combinações ao todo. Esse tipo de alfaiataria automotiva, mais um interior surpreendentemente aconchegante, a performance similar ao do Range Rover Sport e a capacidade fora de estrada de um Land Rover deverão ajudar o Evoque a dar uma bela mordida naquele bolo do mercado de utilitários de luxo.


Fonte: Autonews

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