Chevrolet Volt, pioneiro de uma nova era da mobilidade elétrica,
será lançado na Europa no início de 2012 

A General Motors assinou na última quarta-feira (24) um acordo de parceria com a LG. A empresa coreana de eletrônicos vai fornecer os pacotes de baterias de íon de lítio para veículos elétricos da montadora norte-americana e suas respectivas divisões – Chevrolet,Cadillac, Buick, GMC, Opel, Vauxhall e Holden. De acordo com o chefão (CEO) da GM, Dan Akerson, a parceria permitirá que a fabricante amplie a oferta de modelos elétricos.

De início, o acordo já envolve o fornecimento das baterias aos modelos Chevrolet Volt e Opel Ampera – a versão europeia do Volt. Mas também está acertado o desenvolvimento de outras tecnologias específicas aos carros elétricos do grupo – a GM só não informou detalhes sobre novos sistemas e modelos. A parceria entre GM eLG começou em 2010, quando as empresas desenvolveram (juntas) uma versão elétrica do sedã Cruze. 

A Chevrolet aposta num motor elétrico com um extensor de autonomia para acabar com a angústia de se ficar com a bateria descarregada na beira da estrada. O revolucionário Volt é pioneiro de uma nova era da mobilidade elétrica, que resolve um dos maiores problemas dos veículos elétricos.
Esta beleza de quatro lugares combina um motor elétrico com um gerador de extensão de autonomia suportado por um bloco a gasolina de 1,4 litros. A solução permite andar até pouco mais de 500 km apenas com um depósito de combustível, num veículo movido a eletricidade. Chega, NA EUROPA, no início de 2012 por 41.950 euros (com bancos forrados a couro de série).
O Volt não é um elétrico "puro" porque possui o apoio de um motor a gasolina. Mas também não é um híbrido "vulgar" porque o bloco de 1.4 litros, a gasolina, fornece energia a um gerador que, por sua vez, alimenta o motor elétrico. Ao contrário do que muitos possam imaginar, o motor a gasolina não tem qualquer ligação com as rodas, servindo apenas de gerador para alimentar a bateria e, consequentemente, o motor elétrico, pelo que não serve de nada carregar mais no acelerador, que o motor a gasolina não vai fazer andar mais…
Em termos práticos, carregando o Volt numa qualquer tomada elétrica é possível percorrer entre 40 a 80 quilômetros exclusivamente a eletricidade. Mas quando a bateria fica a 23 por cento da sua capacidade, o motor de combustão entra automaticamente em ação. O objetivo consiste em alimentar o gerador para se andar mais cerca de 500 km, antes de ser preciso recarregar a bateria e reabastecer de gasolina. Nestas condições, o consumo anunciado fica-se pelos 1,2 l/100 km nos primeiros 100 km e as emissões de CO2 nas 27 g/km.

Na «casa» das máquinas, leia-se debaixo do capô, encontra-se, além do motor a gasolina, um motor elétrico capaz de debitar 150cv, enquanto a bateria de lítio está montada sob o túnel central. Na velocidade mais elevada, ou quando a carga está no nível mínimo, o gerador entra em ação alimentado pelo motor 1.4 de 86cv. A mudança é quase imperceptível e o som do bloco de quatro cilindros só se deixa ouvir pelo contraste com o silêncio do motor elétrico.
A bateria pode ser carregada numa tomada normal em menos de quatro horas e pode-se programar o carregamento para horas com tarifas mais baratas. A garantia para a bateria é de oito anos ou 160.000 km, não adiantando custos para uma troca de bateria após o período de garantia, até porque as baterias deverão evoluir significativamente nos próximos tempos.
Para os adeptos das performances, refira-se que o Volt acelera dos 0 aos 50 km/h em 3,1 segundos, dos 0 aos 100 km/h em 9 segundos, e alcança uma velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 160 km/h.
O interior, espaçoso, possui quatro lugares e uma mala com 310 litros (sobe para 1005 litros com os bancos rebatidos).

Fonte: RevistaAutoEsporte, AutoPortal, edital pelo blog

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