DICAS SOBRE AUTOMÓVEIS
Segurar o carro em rampas usando a embreagem é prejudicial? 


A função de “segurar” o veículo em subidas controlando a embreagem é muito prejudicial ao sistema. De acordo com Nilton Monteiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), essa prática é condenável porque acelera demasiadamente o desgaste do sistema de embreagem, causando redução de sua durabilidade e consequente manutenção prematura. “O dono do carro acaba sendo obrigado a trocar a embreagem com muita antecedência, o que representa um custo adicional na manutenção. Além disso, práticas desse tipo também promovem maior gasto de combustível.”

Esse tipo de manobra também representa um perigo para quem está por perto, isso porque existe o risco de um dos pedais escapar dos pés, o que poderia causar a perda de controle sobre o carro e, pior, colisões ou atropelamentos. Sem falar que esse vício ao volante não costuma ser ensinado por instrutores de centros de formação de condutores. Se o trânsito parar em uma subida, o correto é utilizar o sistema de freios do veículo. 

Carros flex precisam ser abastecidos às vezes com gasolina ?

De acordo com o engenheiro e proprietário da oficina Motor Max, Rubens Venosa, é verdade que o álcool tem poder corrosivo superior ao da gasolina em relação aos metais ferrosos. Por outro lado, ele lembra que a gasolina brasileira recebe grande quantidade de álcool e que, para evitar qualquer tipo de problema nos motores flex, as peças que entram em contato com o combustível são feitas para resistir a essa ação corrosiva.

"Por causa disso, o consumidor pode rodar apenas com o combustível vegetal sem ter de se preocupar com a necessidade de usar gasolina para 'lubrificar' as peças, isso é um mito”, esclarece. Por outro lado, Venosa recomenda que o dono do carro flex use um tanque de gasolina pelo menos a cada seis meses para evitar um problema específico.

"Em modelos abastecidos apenas com álcool, pode ocorrer o surgimento de uma espécie de gelatina incolor junto ao pescador, no interior do tanque de combustível. Ela surge, provavelmente, por conta de algum tipo de reação química e pode entupir a bomba, causando sua queima. O uso de um tanque de gasolina dissolve esse material.”

Fonte: AutoEsporte



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