SAÚDE - QUALIDADE DE VIDA
A importância da redução da quantidade de sal
O sal aumenta a pressão arterial. Quanto mais sal você comer, maior será a sua pressão arterial. O sal faz o corpo reter a água. Se você ingerir sal demais, a água adicional armazenada no seu corpo aumenta a sua pressão arterial. Isso pode ser um problema grave, se você tem pressão alta. Além disso, comer muito sal pode fazer com que os medicamentos para a pressão arterial, tais como diuréticos, não funcionem tão bem.
Uma das maneiras mais rápidas para baixar a pressão arterial (especialmente se você tiver pressão alta) é comer menos sal. Evite comprar alimentos enlatados, pois tendem a ter muito sal. Em vez disso, compre legumes frescos ou congelados. Escolha carnes frescas, em vez da variedade dos enlatados ou processados.
Tome algumas medidas adicionais, se você comprar alimentos enlatados, retire o alimento da lata, e lave-o em água corrente por alguns minutos. Isso ajuda a reduzir o teor de sal. Evite adicionar sal à sua comida na mesa de jantar.
Mude a maneira como você cozinhar. Se a receita leva sal, tente substituir com especiarias e ervas. Você saber bem, sem os riscos cardíacos associados ao sal.
Fique longe de alimentos altamente processados. Como os alimentos enlatados, estes tendem a ter alto teor de sódio. Exemplos incluem pizzas congeladas, refeições congeladas, sopas enlatadas, caldos e molhos para salada.
Aprenda a ler rótulos dos alimentos. Quando você está a comprar comida, verifique o teor de sódio de tudo que você compra. Compre de alimentos com menor teor de sódio, a fim de melhorar sua saúde cardíaca.
Veja o que você come quando sair para jantar. A maior parte da comida fast food são carregados com sal. Evite alimentos em conserva, marinados, bacon, molho, molho de soja, caldo de carne ou salgados.
Um adulto não deve comer mais do que 6 g de sal por dia, mas a maioria de nós come muito mais que isso. A maior parte do sal que comemos todos os dias está “escondido”. Cerca de 80% do sal que comemos está escondido em alimentos processados como pães, biscoitos e cereais para pequeno almoço. Apenas 20% vem do sal que é adicionado durante o cozimento ou à mesa.
Ainda não estão convencidos da importância da redução da quantidade de sal?
Então vamos ver as alternativas. Pode substituir o sal por temperos naturais como salsa, hortelã, cebola, hortelã, orégão, limão, alho, manjerico, coentros e cominho.
Outra dica pode ser o aumento da ingestão de potássio. As suas principais fontes são feijão, vegetais verde-escuros, cenoura, beterraba, banana, melão, frutas secas, tomate, batata,ervilhas e laranja.
Mais eficaz ainda é prevenir ou, reduzir os alimentos com muito sal, veja alguns desses alimentos: Carnes com gordura, vísceras (fígado, coração, rins), embutidos (linguiça, paio, salsicha), frios (mortadela, salame presunto) e frutos do mar (por ex.:camarão); Conservas (picles, azeitonas, espargo, páte e palmito) e enlatados (extracto de tomate, milho e ervilhas); Charque, Bacalhau, carne-seca e defumados; Aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e nas sopas de pacote; Queijos em geral, queijo branco; Aperitivos como batatas fritas, amendoins salgados, cajus, snacks.
Fonte: cuidadossaude.com
Comentários
Postar um comentário