DICAS SOBRE AUTOMÓVEIS
O que acontece se os pneus não forem calibrados?
A calibragem dos pneus deve ser conferida toda
semana”, afirma José Carlos Quadrelli, gerente de vendas da Bridgestone.
Segundo ele, se for considerada apenas a permeabilidade da borracha, o pneu
perde de uma a duas libras por mês. No entanto, a checagem regular evita que
furos passem despercebidos.
O pneu precisa estar na calibragem indicada
pela montadora e compatível ao número de passageiros, caso contrário pode
afetar a dirigibilidade do carro e o consumo de combustível. “Um pneu menos
calibrado sofre deformação e fica com mais superfície de contato com o solo”
explica Felício Félix, especialista em segurança viária e pesquisa e
desenvolvimento do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária). “O
atrito oferece maior resistência e o motor precisa de mais energia para mover o
carro” afirma. O gasto de combustível,
segundo ele, pode ser até 10% maior.
Se a calibragem estiver acima da recomendada, o motorista corre risco nas frenagens. “A área de contato fica menor e o veículo fica menos estável”, diz Félix, “isso sem falar no desgaste maior na região central da banda de rodagem”. O pneu menos calibrado que o indicado também tem desgaste irregular, e fica com as laterais prejudicadas.
FONTE: AutoEsporte
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